João Batista Garcia Canalle
Instituto de Física - UERJ
Nesta atividade comparamos o tamanho do diâmetro do Sol com o diâmetro da órbita lunar. Será que o Sol passaria entre a Terra e Lua, se ele pudesse fazer isso?
Sabemos que o Sol tem um diâmetro de 1.392.000 km e que a distancia média Terra-Lua é de 384.000 km, logo, a pergunta acima formulada fica imediatamente respondida, mas se essa mesma pergunta for feita para alunos das primeiras séries escolares, que nem sequer sabem ler esses números astronômicos, a resposta não será tão óbvia. Contudo, não se precisa recorrer a esses números para igualmente mostrar que o diâmetro solar é muito maior que o diâmetro da órbita lunar. Vamos supor que a Terra seja colocada no centro do Sol. Assim sendo, onda estaria a Lua?
Para ilustrar a situação proposta sugerimos reduzir o disco solar para um disco de 80 cm de diâmetro, consequentemente o diâmetro da órbita lunar fica reduzido proporcionalmente para 44,1 cm.[1]. Recorta-se um disco de cartolina com 80 cm de diâmetro e inscreve (com centro coincidente) um círculo pontilhado de 44,1 cm de diâmetro, que representaria o trajetória da Lua ao redor da Terra se esta estivesse no centro do Sol. Teremos, então, nas mãos uma comparação entre o diâmetro solar e o diâmetro da órbita lunar.
Com esta atividade o aluno pode ter uma melhor idéia do que seja o tamanho do Sol comparado ao sistema Terra-Lua.
Fig 9- Esquema de como fica a atividade proposta com a inserção da órbita lunar dentro do disco solar.