Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!! Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!!

OBA - Olimpíada Brasileira de Foguetes
MOBFOG Login escolas
Bem vindo!
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Olimpíada Brasileira de Foguetes
Página Inicial Intranet - Acesso Restrito Extranet - Acesso Restrito

Galeria de Fotos OBA e OBAFOG
[ Voltar ]

Projeto de Ciências : Astronomia - A Terra e a Lua no Sistema Solar - 2001  

D.E de Votuporanga
Escola Estadual Pedro Pedrosa
Professora: Ana Maria Cocate Ferreira

Projeto de Ciências

Conteúdo A Terra e a Lua no Sistema Solar - Astronomia

Caracterização da Escola e da Classe

 

Nhandeara, cidade onde se localiza a E.E. Pedro Pedrosa, dista da capital São Paulo 508 Km, localizada a noroeste do Estado de São Paulo às margens da rodovia Feliciano Sales Cunha, é uma cidade essencialmente agrícola.

A E.E. Pedro Pedrosa é uma Escola por onde circula diariamente cerca de 1500 alunos distribuídos em três períodos manhã - tarde - noite , inclusive alunos oriundos da zona rural.

A Escola conta com quatro salas de 5as séries , as quais apresenta cerca de 40 alunos cada uma.

O trabalho ora apresentado foi desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2000 - março a novembro. A princípio, com duas 5as séries A e B do período da manhã , com a pretensão de ser estendido às outras 5as séries do ano seguinte , pois a aceitação e o vínculo criado entre professor e aluno e entre os colegas na saia de aula foi muito gratificante.

As 5as séries , onde o projeto foi desenvolvido , contam com alunos de diferentes classes sociais ,diferentes comportamentos e até alunos de classe de aceleração.

No início havia alunos que não estavam dispostos a colaborar mas a medida que lhes eram atribuídas tarefas - como o de ser responsável em coletar e trazer o jornal para a sala e anotar o horário do nascer e pôr- do- sol -foram se integrando ao grupo e com o passar dos dias as relações foram melhorando.

Houve um momento em que o professor não mais precisou preocupar-se em estar pedindo pois tudo já era feito com prazer.

Mediante a proposta do objetivo, o envolvimento foi grande e hoje estou colhendo esse resultado tão satisfatório e tenho a grata alegria de estar apresentando este trabalho para o espaço Mural das Escolas.

Eu Ana Maria Cocate Ferreira , sou professora efetiva dessa Unidade Escolar e estou também atuando como Professor Representante de Escola junto à Comissão Organizadora Nacional da III OBA.

A E.E. Pedro Pedrosa tem participado pelo segundo ano consecutivo da OBA e com sucesso.

A aceitação dos alunos é muito boa e esse ano também a Escola recebeu 2 medalhas de prata e 8 de bronze.

Os demais professores da área de Ciências colaboraram para que o concurso, nesta escola, fosse realizado com todo êxito.


Atividade: Aplicação no cotidiano: Duração dos dias e das noites

Objetivo: Reconhecer a diferença na duração dos dias e das noites nas diferentes estações do ano.

  • Observar as diferenças nas trajetórias do Sol e da Lua dependendo do local e da época do ano.


  • Informações:

  • Verão se caracteriza pelos dias longos e pelos fortes raios solares.
  • Dias curtos e raios solares oblíquos caracterizam o inverno.
  • Público Alvo : 5as Séries do Ensino Fundamental
  • Número de alunos envolvidos: 80 alunos


  • Justificativa:

  • Mediante a oportunidade da participação da E. E. Pedro Pedrosa nas Olimpíadas de Astronomia e da boa aceitação do concurso pelos alunos, surgiu um momento de conciliar o conteúdo trabalhado em sala com o conteúdo do concurso, que resultou o trabalho ora apresentado com grande aproveitamento dos alunos , pelo envolvimento e entusiasmo notado nos mesmos.

  • Material de apoio: Jornal: A folha de São Paulo
  • Folha Cotidiano - Atmosfera
  • Montagem de tabela do nascer e pôr-do-sol dos dias determinados
  • Procedimento:

  • Exploração do jornal nos dias previamente indicados para anotar o nascer e o pôr - do - sol.
  • Reconhecer no jornal as diversas informações sobre as condições atmosféricas trazidas pelo serviço de metereologia e entender a sua importância.
  • Confecção da tabela do nascer e pôr -do -sol durante os meses de março a novembro.
  • Confecção do gráfico baseado na tabela.
  • Exploração do gráfico pelos alunos.


  • Agradecimentos:
  • À Deus - Pela direção e sabedoria.
  • Aos alunos - Pelo aproveitamento e entusiasmo.
  • À Rosana Folchim da Silveira - Diretor de Escola, pelo incentivo.
  • A Maria José Canova - Coordenador de Escola e fotógrafa.
  • As colegas da área de Ciências : Maria Aparecida de Jesus Nascimento , Marilene Polizeli Rodrigues e Claudméia Puga.


  • Agradecimento especial : Prof. Mário 5. Haga (Núcleo de Apoio ao Ensino
    de Ciências e Matemática - NAECIM ) Faculdade de Engenharia Ilha
    Solteira - Pela oportunidade de participação da E.E . Pedro Pedrosa no
    Concurso de Astronomia.

Nhandeara, 09 de dezembro de 2000.

Ana Maria Cocate Ferreira

Confira as fotos




















[ Voltar ]






Patrocinadores
CNPq TABATA AMARAL VITOR LIPPI ANDRÉ JANONES ISMAEL ALEXANDRINO JÚNIOR MARCOS PONTES FACENS BTG PACTUAL BIZU SPACE MANUAL DO MUNDO FÍSICA TOTAL ASTROBIOFISICA UERJ FAB AEB SAB Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
OBA


Razão Social: OBA Eventos Educacionais EIRELI ME

Desenvolvido por GridWeb Soluções em Tecnologia



Fale Conosco